Vaccinations children development aid Farooq Naeem/AFP/Getty Images

A Verdade sobre a Ajuda ao Desenvolvimento

SEATTLE - O recém-lançado plano orçamental para 2018 do presidente dos EUA, Donald Trump, propõe cortes significativos na ajuda externa dos EUA, facto que suscita o debate sobre o papel destas despesas na melhoria da saúde e do bem-estar das pessoas mais vulneráveis do mundo. Este debate é importante, porque, quando se trata de reduzir muitas das maiores desigualdades do mundo, a ajuda é mais importante do que nunca - e talvez ainda mais - por razões que não são amplamente compreendidas.

Nos últimos 25 anos, os programas de ajuda externa ajudaram a iniciar uma era de progresso sem precedentes no mundo em desenvolvimento. A mortalidade infantil e a pobreza extrema foram reduzidas para metade. As parcerias multilaterais inovadoras como o Fundo Global e a Aliança Mundial de Vacinas (GAVI) — das quais os Estados Unidos são o maior financiador — salvaram milhões de vidas com a redução do fardo de doenças infecciosas como a malária, o VIH e a tuberculose. a Fundação Bill & Melinda Gates está orgulhosa de colaborar com estas iniciativas em prol da redução dos custos das vacinas e de outras intervenções, aumentando assim o seu impacto mensurável na saúde global.

A experiência mostra que os programas de saúde e de desenvolvimento geram dividendos económicos importantes. Por cada dólar investido em imunização infantil, por exemplo, os países em desenvolvimento obtêm 44 dólares em benefícios económicos.

https://prosyn.org/XWLksAWpt