trump auto tariffs Andreas Gebert/Getty Images

O lamaçal protecionista de Trump

WASHINGTON, DC –Após a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos lideraram o mundo na redução das barreiras protecionistas e no estabelecimento de um sistema comercial aberto baseado em regras. Esse esforço resultou em meio século do mais rápido crescimento económico da história da humanidade. Mas a administração do presidente dos EUA, Donald Trump, está agora a reverter esse progresso. O protecionismo que Trump provocou é contagiante e irá, provavelmente, espalhar-se muito além dos setores que ele quer isolar da concorrência estrangeira.

Veja-se o exemplo do aço importado, sobre o qual a administração de Trump impôs tarifas de 25%, em março. O fundamento indicado para essa decisão foi a segurança nacional, apesar de as indústrias de defesa dos EUA serem responsáveis apenas por 3% do consumo de aço do país. Se Trump estiver realmente preocupado com a segurança nacional, então a questão é: porque é que os EUA não estão a preservar o minério subterrâneo como uma reserva estratégica para futuras hostilidades? De qualquer forma, as tarifas também foram impostas aos aliados dos EUA, como o Canadá, o que desmente o argumento da segurança nacional de uma vez por todas. No caso de rivais como a China, as importações de aço já estavam sujeitas a tarifas de até 70%, e apenas representavam 2% do consumo de aço dos EUA.

As tarifas de importação dos EUA aplicam-se agora a 59 tipos diferentes de aço. Se uma empresa americana não puder obter produtos siderúrgicos nacionais, ela terá de pagar a tarifa ou solicitar uma isenção (exclusão). Se optar pela segunda hipótese, deve indicar a quantidade e a força do aço que são necessárias, a sua composição química, as dimensões do produto (tubos ou folhas, por exemplo) e assim por diante; e deve apresentar um pedido em separado para cada tipo de aço, mesmo que a única diferença sejam as dimensões. Além disso, cada pedido deve demonstrar que o requerente não conseguiu obter o aço de proveniências nacionais.

https://prosyn.org/H1ZHBdapt