eichengreen131_ChipSomodevillaGettyImages_trumptalkingpointyhand Chip Somodevilla/Getty Images

A cruz de ouro de Trump

SINGAPURA – Já existem dúzias de tentativas para psicanalisar a nomeação de Judy Shelton pelo presidente dos EUA, Donald Trump, para o Conselho da Reserva Federal. Algumas destacam a fidelidade de Shelton desde que foi inicialmente consultora na campanha de Trump. Outras apontam a sua conversão em “adepta das baixas taxas de juro”. Outras ainda sublinham a sua defesa do padrão-ouro como meio de isolar a política monetária dos EUA de uma Fed pouco fiável.

Todas estas interpretações não captam o essencial: Shelton é uma defensora das taxas de câmbio fixas. A sua crença nas taxas fixas é música para os ouvidos de uma administração que encara a manipulação cambial como uma ameaça à vitória na sua guerra comercial.

A Equipa Trump pretende reduzir o défice comercial dos Estados Unidos e melhorar a competitividade das indústrias nacionais aplicando tarifas que aumentem o preço das mercadorias importadas. Mas uma tarifa de 10% que seja compensada por uma desvalorização em 10% das restantes divisas contra o dólar faz com que os preços relativos das importações dos EUA não se alterem.

https://prosyn.org/soYguimpt