legrain33_Mark WilsonGetty Images_trump orban Mark Wilson/Getty Images

O populismo depois de Trump

LONDRES – Antes de ser presidente dos EUA, Donald Trump construiu uma personalidade televisiva em cima do bordão “Você está demitido”. Agora, o público americano o demitiu. E a derrota de Trump foi também um golpe devastador nos populistas nacionalistas europeus e de outros lugares. Será um golpe mortal?

Os pântanos que criam nacionalismo populista não foram drenados. Muitas pessoas continuam frustradas com o que consideram (ou preveem que será) uma perda de status econômico e social, e se sentem abandonadas ou difamadas por políticos tradicionais. Estagnação salarial, desindustrialização e injustiça econômica continuam a ser enormes desafios. Muitos estão convencidos de que a imigração e a mudança cultural representam uma ameaça à sua segurança e estilo de vida. A crise da covid-19 está combinando essas ansiedades.

A persistência destes temores e frustrações se refletiu nos resultados da eleição americana. Embora o presidente eleito Joe Biden tenha recebido cinco milhões a mais de votos do que Trump – vantagem de 3,4 pontos percentuais –, mais de 72 milhões de americanos ainda declararam seus votos no presidente que está de saída.

https://prosyn.org/P9ghnIupt