frankel111_Doug ArmandGetty Images_chineseuscurrencyscale Doug Armand/Getty Images

Quem tem a maior economia do mundo?

CAMBRIDGE – O Programa de Comparação Internacional do Banco Mundial acabou de divulgar os seus últimos indicadores de níveis de preços e do PIB em 176 países, e os resultados são marcantes. Pela primeira vez, o PCI conclui que o rendimento real total da China (ajustado à inflação) é ligeiramente superior ao dos Estados Unidos. Em termos de paridade do poder de compra (PPC), o PIB da China em 2017 atingiu os 19.617 biliões de dólares, enquanto o dos EUA ficou nos 19.519 biliões de dólares.

Evidentemente, quando dividimos o rendimento total da China pela sua imensa população, o caso muda de figura. Embora o rendimento per capita da China tenha ultrapassado o do Egipto, permanece no meio da tabela global, atrás do Brasil, do Irão, da Tailândia e do México.

Seja como for, os dois conceitos – rendimento total e per capita – têm implicações distintas para a geopolítica, e por isso têm de ser considerados separadamente. A China pretende ser tratada como um país em desenvolvimento (pelo menos em negociações comerciais), e o valor do rendimento per capita do PCI mostra precisamente que o é. Mas quando se trata da política do poder e da influência da China nas instituições internacionais, o rendimento total é mais importante.

https://prosyn.org/Ink73wspt