A Educação é uma Questão Securitária

LONDRES – Em Novembro, falei no Conselho de Segurança das Nações Unidas pela primeira vez em 13 anos. Reparei como está diferente agora o ambiente. Em Setembro de 2000, o mundo parecia muito diferente. Tentávamos articular a nova ordem securitária para a década seguinte à queda do Muro de Berlim. Claro que existiam desafios. Mas a atmosfera era leve, até positiva, enquanto discutíamos erradicar a pobreza no mundo em desenvolvimento.

Desta vez, o ambiente era sombrio. E os primeiros dias de 2014 tornaram-no ainda mais escuro. Percorramos o resumo noticioso de qualquer dia e encontraremos histórias de terrorismo e violência perpetrados em nome de uma visão falsa da religião. Algumas são cometidas por personagens não-estatais, e outras por personagens estatais; mas todas são cometidas no contexto da divisão e do conflito definido por diferenças de fé religiosa.

Esta é a nova luta do vigésimo primeiro século. Não a venceremos a não ser que combatamos as suas causas principais e as suas consequências sinistras.

https://prosyn.org/tbNalPApt