A luta egípcia e para lá dela

LONDRES – Os acontecimentos que levaram os militares do Egipto a destituir o Presidente Mohamed Morsi confrontaram o exército com uma escolha simples: a intervenção ou o caos. Dezassete milhões de pessoas na rua não são a mesma coisa do que umas eleições. Mas é uma manifestação incrível de poder do povo.

A Irmandade Muçulmana de Morsi foi incapaz de deixar de ser um movimento de oposição para ser um partido do governo. É claro que os governos governam mal, bem ou assim-assim. Mas isto é diferente. A economia do Egipto está a cair a pique. A lei e a ordem praticamente desapareceram. Os serviços não estão a funcionar correctamente.

Cada ministro fez o seu melhor. Há poucas semanas, conheci o ministro do Turismo, alguém que eu achava ser excelente e que tinha um plano sensato para revitalizar o sector. Poucos dias depois, ele renunciou, depois de Morsi ter tomado a medida assombrosa de nomear como governador da província de Luxor (um destino turístico chave) alguém que estava afiliado com o grupo responsável pelo ataque terrorista em 1997 - o pior da história do Egipto - onde mais de 60 turistas em Luxor foram mortos.

https://prosyn.org/EhPzta5pt