http://prosyn.org/SYiHbVb/pt;
New Comment
Email this piece to a friend
Contact us
Please select an option
- Secure publication rights
- Submit a commentary for publication
- Website help
- Careers
- Advertise with us
- Feedback/general inquiries
- Education Subscriptions
- Corporate Subscriptions
Please wait, fetching the form
Please wait, fetching the form
Please wait, fetching the form
Please wait, fetching the form
Please wait, fetching the form
Please wait, fetching the form
Please wait, fetching the form
BRUXELAS - Há muitos anos, levei os meus filhos a visitar os locais do desembarque do Dia-D na Normandia. Queria que entendessem quais foram os sacrifícios que outros tiveram que fazer para que a Europa e a América do Norte pudessem desfrutar os benefícios da vida, a liberdade e a procura da felicidade. Vimos as praias cujos nomes ecoam através da história - Omaha, Utah, Juno. Essas praias continuam a ser um memorial à ideia de que, juntos, podemos superar qualquer ameaça, não importa quão grande seja.
Nós percebemos o futuro que se poderia ter abatido não só sobre a Europa, mas sobre o mundo inteiro, caso a América do Norte não tivesse ajudado a Europa na sua hora de necessidade. E sabemos que esse desembarque criou um vínculo único entre os nossos continentes.
Esse vínculo continua a ser vital para a preservação dos nossos valores e da nossa segurança. Mas, após a Guerra Fria, muitos acharam que a sua corporização institucional - a Organização do Tratado do Atlântico Norte - desapareceria. Não desapareceu, porque o nosso vínculo é baseado não apenas em ameaças comuns, mas em ideais partilhados. A possibilidade de desaparecer é idêntica à possibilidade do nosso desejo de liberdade poder diminuir. A NATO não precisava de razões externas para existir. Contudo, a história fornecer-lhas-ia em breve.
We hope you're enjoying Project Syndicate.
To continue reading, subscribe now.
Subscribe
Get unlimited access to PS premium content, including in-depth commentaries, book reviews, exclusive interviews, On Point, the Big Picture, the PS Archive, and our annual year-ahead magazine.
Already have an account or want to create one? Log in