cb4ced0346f86f380ef4631e_dr4342c.jpg Dean Rohrer

O Milagre Indiano Está Vivo

NOVA DELI – A crer no que algumas pessoas dizem, a rosa económica Indiana deixou de florescer. Considerado até recentemente como a próxima história de grande sucesso, o país tem sido ultimamente assediado por más notícias.

Abundam relatos de fugas de investidores (principalmente devido a uma lei fiscal retroactiva implementada este ano para cobrar impostos sobre as transacções externas das empresas Indianas); de inflação crescente, à medida que sobem os preços dos alimentos e dos combustíveis; e de lutas políticas internas, que atrasaram uma nova política de permissão do investimento directo estrangeiro no sector do comércio retalhista da Índia. Há quem tenha mesmo declarado que a “história Indiana” terminou.

Mas o pessimismo de hoje é tão exagerado quanto era empolado o optimismo de ontem. Mesmo enquanto o mundo enfrenta uma crise económica e uma recessão globais sem precedentes, com a maior parte dos países a sofrer taxas de crescimento negativas em pelo menos um trimestre nos últimos quatro anos, a Índia permanece a potência económica com o segundo crescimento mais rápido do mundo, depois da China.

https://prosyn.org/tmFnEgnpt