A Erosão da Europa

BERLIM – Apenas há semanas, o pior da crise financeira na Europa parecia ter terminado. A estabilidade parecia estar a regressar. Mas as aparências provaram ser enganadoras. Um problema menor (pelos menos em escala) como o Chipre, quando combinado com um quase inacreditável grau de incompetência no seio da “troika” (a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu, e o Fundo Monetário Internacional), foi suficiente para exagerar grandemente a severidade da crise.

Embora os mercados permanecessem calmos, a crise do Chipre revelou toda a extensão do desastre político que a crise na zona euro impôs: a União Europeia está a desintegrar-se no seu âmago. A actual crise de confiança dos Europeus relativamente à Europa é muito mais perigosa do que a ansiedade renovada dos mercados, porque não pode ser ultrapassada com outra injecção de liquidez do BCE.

A antiga ordem política da Europa baseava-se na competição, na desconfiança, em rivalidades de poder e, em último caso, na guerra entre estados soberanos. Colapsou a 8 de Maio de 1945, e foi substituída por um sistema baseado na confiança mútua, na solidariedade, no estado de direito, e no compromisso. Mas, com a crise a desgastar estes alicerces, a confiança dá lugar à desconfiança, a solidariedade sucumbe aos velhos preconceitos (e mesmo a um novo ódio entre o sul pobre e o norte rico), e o compromisso é esmagado pelo ditame. E a Alemanha está mais uma vez no centro do processo de desintegração.

https://prosyn.org/T0XZ1qxpt