Aprendendo com a Derrocada Política da Austrália

CAMBERRA – A política australiana devia, à primeira vista, ter tanto interesse para o resto do mundo como o canto difónico dos tuvanos ou os rituais fúnebres do povo bantu. Contudo, nas viagens que efectuei recentemente à América do Norte, Europa e à Ásia, verifiquei o contrário. Inversamente ao que se poderia esperar, existe um estranho fascínio nos círculos políticos e nos meios de comunicação social relativamente ao governo agonizante do actual Partido Trabalhista Australiano (ALP, na sigla em inglês).

Decisores políticos e analistas questionam como é possível que um governo que orientou facilmente a Austrália durante a crise financeira global e que liderou, nos últimos seis anos, um período de prosperidade sem precedentes, possa encontrar-se na eminência de uma extinção eleitoral em Setembro, conforme indicam todas as sondagens de opinião?

Como é que um país pluralista e socialmente tolerante, com padrões que grande parte do mundo inveja, se revoltou face a tanta divisão política e amargura? Haverá aqui uma mensagem para os governos democráticos em geral, ou para os governos de centro-esquerda de outros locais, ou apenas para o ALP?

https://prosyn.org/ofKsjknpt