africa farmer technology Billy Mutai/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Café, cacau e a tecnologia de ponta

WASHINGTON, DC –Aquele ritual matinal que é adorado por milhões de pessoas, uma simples chávena de café, pode um dia ser uma coisa do passado. Novas pesquisas mostram que 60% das 124 espécies de café selvagem do mundo enfrentam uma crescente ameaça de extinção, principalmente como consequência da desflorestação. Esta potencial perda de diversidade genética, por sua vez, limitaria as formas pelas quais o café poderia ser adaptado a alterações climáticas e a ameaças de doenças.

Não é só o café que está em perigo. A desflorestação também está a ameaçar o cacau e o futuro do chocolate. A perda da floresta na Amazónia está a acabar com espécies selvagens aparentadas do cacau, enquanto na África Ocidental está rapidamente a empobrecer os solos e a dificultar muito o cultivo. O empobrecimento dos solos, juntamente com o envelhecimento das árvores e o aumento do risco de pragas e doenças, está a ameaçar a subsistência dos pequenos agricultores, já pobres, que produzem a grande maioria do cacau e do café do mundo.

Com 25 milhões de produtores de café e até seis milhões de produtores de cacau (e as respetivas famílias) em todo o mundo, qualquer esforço para acabar com este ciclo de pobreza humana e de recursos naturais deve corresponder ao tamanho e ao escopo do problema. Felizmente, o uso inteligente de tecnologia de ponta torna possível enfrentar o desafio.

https://prosyn.org/3GlIHkKpt