Child watching television

O Imperativo da Literacia Tecnológica

DAVOS – Em muitas partes do mundo, as crianças crescem rodeadas de tecnologia. Na ponta dos seus dedos (literalmente) reside uma quantidade ilimitada de entretenimento, jogos, aprendizagem, e redes sociais. O seu mundo sempre esteve conectado. Aprendem a rolar (NdT: scroll) antes de conseguirem andar. E no entanto, mesmo sentindo-se muito confiantes a usar a tecnologia, demasiadas crianças não fazem qualquer ideia do modo como funciona. Nem conseguem compreender completamente o modo como sustenta as suas vidas, ou como moldará os seus futuros.

Considero isto o paradoxo da literacia tecnológica. As crianças de hoje podem ser grandes consumidores de tecnologia, mas raramente têm uma verdadeira cultura tecnológica. Podem parecer nativos digitais experientes, mas o seu conhecimento não vai além do monitor. São utilizadores passivos, em vez de criadores activos. E a maior parte tem pouco interesse real em descobrir como realmente funciona a tecnologia de que dependem.

Isto tem implicações importantes. As economias estão a sofrer mudanças radicais no modo como produzem, distribuem, e consomem bens e serviços. Todos os aspectos da vida e do trabalho estão a mudar. Será essencial uma maior literacia tecnológica para garantir que as implicações humanas da presente Quarta Revolução Industrial sejam positivas.

https://prosyn.org/qsdHn7tpt