Chocolate shop Education Images/UIG via Getty Images

O desafio da sustentabilidade do chocolate

HERSHEY, PENSILVÂNIA – Nas décadas de 1970 e 1980, quando as empresas multinacionais associaram pela primeira vez a sustentabilidade ao êxito empresarial, o principal catalisador foi a vulnerabilidade, e não o altruísmo. Os resultados das empresas eram prejudicados pela pressão dos consumidores, por boicotes políticos e por processos legais dispendiosos, e as políticas ambientais ajudaram a defender as empresas da publicidade adversa, e a proteger os accionistas de perdas dolorosas.

Hoje, a responsabilidade e a sustentabilidade sociais e corporativas já não se baseiam no medo. Em vez disso, a sustentabilidade é vista simplesmente como uma necessidade para o futuro. Isto é especialmente verdadeiro nas indústrias que dependem da agricultura – como é o caso do negócio do chocolate.

Com o consumo de chocolate perto de máximos históricos, as empresas chocolateiras como aquela onde trabalho deveriam estar a desfrutar do seu êxito. Mas enfrentamos um desafio ameaçador: a menos que consigamos produzir uma colheita de cacau mais sustentável, o mundo poderá um dia ter de encontrar uma outra guloseima favorita.

https://prosyn.org/COnLhappt