Bangladesh mobile banking MUNIR UZ ZAMAN/AFP/Getty Images

Melhorar a sustentabilidade do financiamento para o desenvolvimento

WASHINGTON, DC – Para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas até 2030, serão necessários anualmente biliões de dólares em despesa estatal, investimento e assistência. Embora as estimativas variem consideravelmente, um relatório da ONU de 2014 sugere que será necessário um investimento total de perto de 7 biliões de dólares só para as melhorias em infra-estruturas. Mas, independentemente do montante final, estes valores estão muito além das disponibilidades dos governos, e os líderes que colaboram para implementar os 17 ODS esperam que os seus sectores bancários nacionais forneçam grande parte do financiamento.

Essa expectativa é razoável. Nos mercados emergentes, os bancos detêm activos estimados em mais de 50 biliões de dólares, o que significa que podem ter um impacto substancial no modo como o desenvolvimento sustentável é financiado.

Neste momento, porém, muitos financiadores não têm a capacidade de avaliar devidamente os riscos financeiros, ambientais, sociais e de gestão associados a estes tipos de projectos. Para que a comunidade internacional atinja os seus ODS, as práticas do financiamento sustentável necessitarão de ser reforçadas.

https://prosyn.org/58p6tuWpt