Wall Street Bull The Fearless Girl Drew Angerer/Getty Images

Para além da estagnação secular

NOVA IORQUE – Como correctamente assinala Larry Summers, o termo “estagnação secular” ganhou popularidade quando a II Grande Guerra se aproximou do seu fim. Alvin Hansen (e muitos outros) receavam que, sem o estímulo fornecido pela guerra, a economia voltasse à recessão ou à depressão. Existiria, aparentemente, uma doença fundamental.

Mas tal não aconteceu. Como foi possível que Hansen e outros se enganassem tanto? Tal como alguns defensores modernos da estagnação secular, havia lacunas profundas na análise micro e macroeconómica subjacente – principalmente, na análise das causas da própria Grande Depressão.

Como Bruce Greenwald e eu (com os nossos co-autores) defendemos, o crescimento elevado na produtividade agrícola (combinado com a elevada produção global) fez descer os preços das culturas agrícolas – em 75%, para alguns casos – só nos primeiros três anos da Depressão. As receitas do principal sector económico do país baixaram abruptamente para perto de metade. A crise na agricultura levou a uma diminuição na procura dos bens urbanos e, consequentemente, a uma recessão generalizada da economia.

https://prosyn.org/OsuGcrapt