Dieta e Crescimento

KIGALI – Não há maior impedimento ao desenvolvimento a longo prazo de um país do que a subnutrição infantil. Quando um corpo em crescimento não recebe as vitaminas e os nutrientes essenciais, os efeitos danosos fazem sentir-se por toda a idade adulta.

Nos países de baixo rendimento, as dietas são constituídas principalmente por amiláceos, como o arroz, e legumes, como as ervilhas, de reduzido conteúdo proteico. Portanto, até uma criança de estômago cheio não receberá necessariamente a proporção correcta de alimentos nutritivos e de vitaminas necessárias a um desenvolvimento físico saudável.

Isto tem um custo enorme. As crianças subnutridas são mais susceptíveis à doença. De acordo com a UNICEF, as crianças que sofrem de subnutrição severa têm 9,5 vezes mais probabilidades de morrer de diarreia e 6,4 vezes mais probabilidades de morrer de pneumonia. Mais de uma em cada três mortes evitáveis entre crianças em todo o mundo – num total de 2,5 milhões por ano – resulta de nutrição inadequada.

https://prosyn.org/XcYcKbJpt