Jerry Brown in China Fred DuFour/AFP/Getty Images

Podem os estados americanos corrigir os erros de Trump?

VENEZA – O presidente dos EUA, Donald Trump, com a ajuda de um Congresso controlado pelos republicanos, está a comprometer muitos dos valores fundamentais que os americanos prezam. Está a comprometer o acesso dos americanos aos cuidados de saúde, ao pretender revogar a lei “Affordable Care Act” de 2010 (“Obamacare”). O seu orçamento propõe cortes consideráveis em todos os setores, desde a educação infantil até às senhas de alimentação e investigação médica. O seu plano de reforma fiscal, e especialmente a redução do imposto que incide sobre os lucros das empresas, “pass-through” implica uma redistribuição mais significativa do rendimento para os ricos.

Mais recentemente, a sua decisão insensata de sair do Acordo climático de Paris põe em risco a posição global da América. Pior, coloca a saúde e o bem-estar do planeta em risco.

Esta é uma boa altura para lembrar que os Estados Unidos são um sistema federal, não um estado unitário com um poderoso governo central (como, por exemplo, a França). O seu sistema está consagrado na Décima Emenda da Constituição dos EUA, que estipula que todos os poderes não atribuídos expressamente ao governo federal estão “reservados aos estados”.

https://prosyn.org/xRh6gDxpt