roubini171_Spencer PlattGetty Images_recession looming Spencer Platt/Getty Images

O Colapso Inevitável

NOVA YORK –  Nas últimas décadas, a economia mundial está caminhando para uma confluência sem precedentes de crises econômicas, financeiras e de dívida, após a explosão de déficits, empréstimos e alavancagem.

No setor privado, a montanha de dívidas inclui famílias (como hipotecas, cartões de crédito, empréstimos para automóveis, empréstimos estudantis, empréstimos pessoais), empresas e corporações (empréstimos bancários, títulos de dívida e dívida privada) e o setor financeiro (passivo de instituições bancárias e não bancárias). No setor público, estão os títulos do governo central, provincial e local e outros passivos formais, bem como dívidas implícitas, como passivos não financiados de esquemas de pensões pré-pagas e sistemas de saúde – todos os quais continuarão a crescer à medida que as sociedades envelhecem.

Olhando apenas para as dívidas explícitas, os números são impressionantes. Globalmente, a dívida total dos setores público e privado como parcela do PIB aumentou de 200% em 1999 para 350% em 2021. A proporção é agora de 420% nas economias avançadas e de 330% na China. Nos Estados Unidos, é 420%, maior do que durante a Grande Depressão e após a Segunda Guerra Mundial.

https://prosyn.org/S6qC0Wrpt