figueres5_Zhang PengLightRocket via Getty Images_shipping emissions Zhang Peng/LightRocket via Getty Images

Chegar ao alto mar com baixo teor de carbono

NOVA IORQUE – Este mês, delegados de governos de todo o mundo reúnem-se (virtualmente) para uma cimeira climática determinante, embora passe despercebida, na Organização Marítima Internacional das Nações Unidas (OMI). O tema é como descarbonizar a indústria de transportes por via marítima global, que é responsável por mais de 80% do comércio mundial e mais de mil milhões de toneladas de emissões de gases com efeito de estufa por ano – mais do que qualquer país do mundo, com exceção dos cinco principais países emissores.

Esta enorme fonte de emissões não pode ser ignorada. O nosso vício em combustíveis fósseis está a ter um impacte desastroso no planeta, especialmente nos nossos oceanos. O aumento do calor e da acidez, o derretimento do gelo marinho e a diminuição dos níveis de oxigénio estão a destruir os recifes de coral, a ameaçar a vida marinha e a prejudicar a capacidade dos oceanos de funcionarem como um ecossistema crucial e regulador do clima. Tendo em conta que todos os fôlegos que recuperamos são fornecidos pelo oceano, a nossa saúde está diretamente ligada à saúde deste sistema natural.

Os cientistas alertam que temos, no máximo, apenas dez anos para tomar as medidas necessárias para manter o aquecimento global dentro de 1,5 ºC dos níveis pré-industriais e, assim, evitar riscos significativos para a natureza e a humanidade. No entanto, apesar do aumento da preocupação das populações com a crise climática, as reuniões da OMI ainda atraem muito pouca atenção da comunicação social. A maioria das pessoas não faz ideia de quem está a representaro respetivo país nestas negociações, muito menos se os seus governos estão a apoiar ou a opor-se a padrões climáticos mais rígidos.

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading, subscribe now.

Subscribe

or

Register for FREE to access two premium articles per month.

Register

https://prosyn.org/HaTKx2Apt