wickramanayake1_getty images_contraceptives Getty Images

O poder salvador da educação sexual

NOVA IORQUE – Quando era uma estudante de olhos brilhantes do oitavo ano no meu Sri Lanka natal, estava ansiosa pela minha primeira aula de educação sexual. Nos nossos primeiros anos da adolescência, eu e as minhas colegas éramos tínhamos tanta curiosidade como ignorância relativamente ao sexo e à sexualidade. Porém, em vez de recebermos respostas fiáveis para perguntas prementes sobre os nossos corpos, os relacionamentos, e a sexualidade, deram-nos apenas um livro, disseram-nos para ler um capítulo específico, e deixaram-nos sozinhas a descobrir as coisas. Milhões de jovens em todo o mundo têm experiências semelhantes, frequentemente com consequências adversas graves.

Tal como seria irresponsável dar um carro desportivo a uma criança sem a ensinar a conduzir, é perigosamente negligente permitir que os corpos dos jovens se desenvolvam mais rapidamente do que o seu entendimento do sexo e da sexualidade. A falta de informações fiáveis aumenta o risco de infecções transmitidas por via sexual (ITS) – incluindo o VIH – e de gravidezes adolescentes, que não só podem custar a vida da mãe, da criança, ou de ambos, mas também perpetuam a pobreza de geração para geração.

Mesmo para aqueles que não sejam sexualmente activos, a compreensão das mudanças que acontecem nos seus corpos é vital para proteger a sua saúde e o seu bem-estar. Em muitos locais, as raparigas começam a menstruar sem compreender o que lhes acontece, deixando-as impreparadas para proteger a sua saúde e a sua higiene – e vivenciando frequentemente uma profunda vergonha por um processo perfeitamente natural.

https://prosyn.org/IW36DhNpt