psmall1_ Spencer PlattGetty Images_tb diagnosis Spencer Platt/Getty Images

Como Seattle pode acabar com a tuberculose

SEATTLE – Um importante relatório publicado recentemente pela publicação médica The Lancet conclui que é possível um mundo livre de tuberculose. Embora a TB não seja um assunto em que muitas pessoas de Seattle pensem, muitas das principais instituições da cidade estão na verdade a fazer um trabalho formidável para reduzir as 4400 mortes por tuberculose que ocorrem todos os dias.

A TB é uma doença infecciosa contagiosa e potencialmente mortal que destrói o tecido corporal, afectando especialmente os pulmões. Sendo uma doença transmitida pelo ar, pode propagar-se quando uma pessoa infectada tosse, espirra, ou mesmo quando fala. Embora a TB seja curável com antibióticos, se os medicamentos não forem devidamente tomados, emergirá uma estirpe da doença resistente aos medicamentos e ainda mais perigosa – que alguns apelidam de “Ébola com asas”.

Apesar da escala da ameaça da TB, as entidades que financiam a investigação e a indústria farmacêutica têm ignorado em grande medida a doença durante os últimos 50 anos. O motivo é tão simples quanto indefensável: a TB afecta desproporcionadamente os pobres e os desfavorecidos, que frequentemente não podem pagar o tratamento.

https://prosyn.org/mDicDhEpt