mohieldin22_NATALIA JIDOVANU_AFP_Getty Images NATALIA JIDOVANU/AFP/Getty Images

Desbloquear fundos do sector privado para o desenvolvimento sustentável

WASHINGTON, DC — Nos últimos três anos, dezenas de países reuniram-se anualmente em Julho para apresentar os seus planos nacionais para a concretização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No último destes fóruns políticos de alto nível das Nações Unidas, os governos lançaram esquemas impressionantes — quase nenhum deles incluía orçamentos ou fontes de receitas realistas.

As estimativas do fosso a nível dos investimentos em desenvolvimento ascendem normalmente a biliões de dólares, enquanto o auxílio oficial ao desenvolvimento ronda os 140 mil milhões de dólares por ano. Uma forma eficaz de ajudar a colmatar esta lacuna a nível do financiamento é através da catalisação de investimentos substanciais do sector privado.

O sector privado desempenha há muito um papel fundamental na redução da pobreza e no desenvolvimento económico — um papel que vai muito além do âmbito financeiro. As empresas privadas criam 90 % dos empregos (a forma mais eficaz de tirar as pessoas da pobreza) no mundo em desenvolvimento e facilitam a melhoria da eficiência, a adopção e inovação tecnológica e a distribuição de bens e serviços.

https://prosyn.org/hOXwBSypt