2

Romney Contra Obama

CAMBRIDGE – Embora as eleições primárias para a presidência dos Estados Unidos não tenham terminado, Mitt Romney está quase confirmado como o nomeado do partido Republicano para enfrentar o Presidente Democrata Barack Obama em Novembro.

Como Governador do Massachusetts, Romney construíu uma reputação de conservador competente e moderado, um perfil político que o adequava ao eleitorado estadual. Mas a ala extrema direita do Partido Republicano domina as primárias, e por isso Romney trabalhou esforçadamente para escapar ao rótulo de “moderado”, defendendo posições muito conservadoras. Agora, como o presumível nomeado do partido, ele tem que posicionar-se outra vez no centro político, onde se encontra a maioria dos eleitores.

Então qual é o verdadeiro Mitt Romney? E como podem os eleitores julgar os dois candidatos?

Obama tem um percurso histórico comprovado, mesmo que tenha desapontado muitos dos que votaram nele em 2008. Claro, os seus apoiantes argumentam que ele teve que se adaptar a duas guerras em curso e à pior recessão desde a década de 1930. Além disso, depois das eleições intercalares de 2010, uma Câmara dos Representantes hostil e controlada pelos Republicanos bloqueeou as suas iniciativas.