gunter1_GettyImages_chart GettyImages

Os riscos e oportunidades da dívida privada

NOVA YORK – Em uma economia global cada vez mais movida a crédito, o mercado de dívidas privadas está emergindo como uma nova fronteira para investidores ávidos por rendimentos. As relações bilaterais próximas que caracterizam este mercado oferecem oportunidades únicas para tomadores e credores. Mas a crescente base de investidores e a ampla distribuição de empréstimos privados nas plataformas de crédito dificultam avaliar o nível de risco e - mais importante - quem, em última instância, o detém.

O mercado mundial de dívida privada - especificamente os empréstimos diretos - cresceu dez vezes na última década. No início deste ano, fundos envolvidos principalmente em empréstimos diretos detinham ativos de US$ 412 bilhões - incluindo quase US$ 150 bilhões em reservas para investimentos adicionais, segundo o provedor de dados financeiros Preqin. É provável que esta expansão rápida da dívida privada (que inclui de modo mais amplo situações especiais, dívidas depreciadas e dívidas mezzanine, além do empréstimo direto) vá continuar. O histórico consistente de desempenho da dívida privada e os retornos atraentes ao longo da última década – com spreads de crédito tipicamente maiores do que os dos empréstimos amplamente sindicalizados – vêm compreensivelmente atraindo investidores institucionais com alocações fixas de renda (como seguradoras, fundos de pensão, donativos e fundos soberanos).

Mas a dívida privada ainda é uma região pouco conhecida das finanças, com menos transparência e liquidez do que os mercados de títulos especulativos e empréstimos sindicalizados. Além disso, dados confiáveis continuam relativamente escassos. Uma expansão da base de investidores pode trazer riscos elevados caso leve a uma volatilidade maior. No entanto, o apelo da dívida privada para credores e devedores vem colocando esse mercado relativamente obscuro no centro das atenções.

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading and receive unfettered access to all content, subscribe now.

Subscribe

or

Unlock additional commentaries for FREE by registering.

Register

https://prosyn.org/ciIXh1jpt