johnson143_Tom WilliamsCQ Roll Call_laelbrainard Tom Williams/CQ Roll Cal

Remodelar a diretoria do Fed já

WASHNGTON, D.C. – Indicar o presidente do Conselho de Diretores do Federal Reserve dos Estados Unidos tem no mínimo tantas consequências quanto escolher um juiz da Suprema Corte americana. Porém, embora nenhum presidente democrata tenha colocado um republicano na Suprema Corte, o presidente Joe Biden pode estar seriamente cogitando renomear para a presidência do Fed Jerome Powell, republicano indicado quatro anos atrás pelo presidente Donald Trump.

O principal argumento a favor da recondução de Powell é que “o Fed vem fazendo um bom trabalho”. Olhando adiante, porém, na gestão atual o Fed parece a caminho de um erro de política econômica de enormes consequências. O melhor jeito de impedir que isto aconteça é substituir Powell por Lael Brainard, na diretoria do Fed desde 2014.

O Fed está no processo de descobrir quando e como apertar a política monetária, no primeiro caso removendo algumas das flexibilizações quantitativas que foram intensificadas nas fases iniciais da pandemia de covid-19. Reduzir o volume de compras mensais de títulos irá empurrar taxas de longuíssimo prazo para cima, o que provavelmente será seguido de altas nas taxas de juros no longo prazo.

https://prosyn.org/85pWertpt