roubini156_Getty Images_inflation

Cachinhos Dourados está morrendo

NOVA YORK – De que maneira a economia global e os mercados evoluirão no próximo ano? Existem quatro cenários que poderiam acompanhar a “leve estagflação” dos últimos meses.

A recuperação no primeiro semestre de 2021 recentemente deu lugar a um crescimento mais lento e um aumento da inflação bem acima da meta de 2% dos bancos centrais, devido aos efeitos da variante Delta, gargalos de oferta nos mercados de bens e de trabalho, e escassez de algumas mercadorias, insumos intermediários, produtos finais e mão de obra. Os rendimentos dos títulos caíram nos últimos meses e o recente ajuste do mercado de ações tem sido modesta até agora, talvez refletindo as esperanças de que a leve estagflação será temporária.

Os quatro cenários dependem da aceleração ou desaceleração do crescimento e se a inflação se mantém persistentemente alta ou desacelere. Analistas de Wall Street e a maioria dos formuladores de políticas antecipam um cenário do tipo "Cachinhos Dourados" de crescimento mais forte ao lado da moderação da inflação em linha com a meta de 2% dos bancos centrais. De acordo com essa visão, o recente episódio estagflacionário foi impulsionado em grande parte pelo impacto da variante Delta. Assim que desaparecer, também desaparecerão os gargalos de abastecimento, desde que não surjam novas variantes virulentas. Então o crescimento aceleraria enquanto a inflação cairia.

https://prosyn.org/MVGNLeUpt