rojasurrego3_Anuwar HazarikaNurPhoto via Getty Images_wetland Anuwar Hazarika/NurPhoto via Getty Images

Superando de modo natural a escassez de água

GLAND – Há tempos o consumo de água doce da humanidade superou a taxa de reposição. Agora, pesquisadores vêm alertando que esse recurso natural essencial está se esgotando. Se queremos reverter esta tendência, investir em soluções naturais é nossa melhor chance.

Menos de 1% de toda a água da Terra é água fresca acessível ou potável. A maioria se encontra em pântanos em regiões do interior, incluindo rios, lagos, brejos, turfeiras e aquíferos subterrâneos. Essas zonas úmidas são as garis, faxineiras e banqueiras de água da natureza. Ao capturar, purificar, armazenar e liberar água de chuva e de cheias antes de liberá-la quando necessário, elas possibilitam o ciclo global da água, que garante uma oferta constante.

No mundo todo, a integração plena dos pantanais no planejamento e gestão de água em todos os setores econômicos traria benefícios de longo alcance. Suprimentos suficientes de água podem estimular o crescimento econômico, diminuir os conflitos e aliviar o estresse ambiental. Porém, isso exige um investimento contínuo e significativo para atender à demanda crescente.

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading, subscribe now.

Subscribe

or

Register for FREE to access two premium articles per month.

Register

https://prosyn.org/ZufNbSOpt