worried businessman storm Rawpixel/Getty Images

Proteger-se da tempestade em 2019

BRUXELAS –O que terá de acontecer para que este seja um ano tranquilo a nível económico, financeiro e político? Resposta: deverá ser evitada uma pequena lista de ameaças à estabilidade.

Em primeiro lugar, a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China terá de ser colocada em espera. Em novembro e dezembro, os mercados financeiros reagiram positivamente a cada indício de um acordo negociado e negativamente a cada menção de hostilidades renovadas - e por uma boa razão: as tarifas que perturbam os fluxos de comércio e as cadeias de fornecimento não favorecem o crescimento global. E, como sabemos, o que acontece nos mercados financeiros não fica nos mercados financeiros: os resultados afetam de forma poderosa a confiança do consumidor e o sentimento empresarial.

Em segundo lugar, a economia dos EUA terá de crescer pelo menos 2%, a previsão de consenso incorporada nas expectativas dos investidores. Se o crescimento for significativamente menor - seja por causa da euforia das reduções de impostos de dezembro de 2017 que se está a dissipar, da Reserva Federal asfixiar a expansão, ou por algum outro motivo - os mercados financeiros mover-se-ão acentuadamente para baixo, com implicações negativas para a confiança e estabilidade.

To continue reading, register now.

Subscribe now for unlimited access to everything PS has to offer.

Subscribe

As a registered user, you can enjoy more PS content every month – for free.

Register

https://prosyn.org/2rsEwDFpt