

Though the US Federal Reserve’s first interest-rate hike of 2023 is smaller than those that preceded it, policymakers have signaled that more increases are on the way, despite slowing price growth. But there is good reason to doubt the utility – and fear the consequences – of continued rate hikes, on both sides of the Atlantic.
BRUXELAS –O que terá de acontecer para que este seja um ano tranquilo a nível económico, financeiro e político? Resposta: deverá ser evitada uma pequena lista de ameaças à estabilidade.
Em primeiro lugar, a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China terá de ser colocada em espera. Em novembro e dezembro, os mercados financeiros reagiram positivamente a cada indício de um acordo negociado e negativamente a cada menção de hostilidades renovadas - e por uma boa razão: as tarifas que perturbam os fluxos de comércio e as cadeias de fornecimento não favorecem o crescimento global. E, como sabemos, o que acontece nos mercados financeiros não fica nos mercados financeiros: os resultados afetam de forma poderosa a confiança do consumidor e o sentimento empresarial.
Em segundo lugar, a economia dos EUA terá de crescer pelo menos 2%, a previsão de consenso incorporada nas expectativas dos investidores. Se o crescimento for significativamente menor - seja por causa da euforia das reduções de impostos de dezembro de 2017 que se está a dissipar, da Reserva Federal asfixiar a expansão, ou por algum outro motivo - os mercados financeiros mover-se-ão acentuadamente para baixo, com implicações negativas para a confiança e estabilidade.
To continue reading, register now.
Subscribe now for unlimited access to everything PS has to offer.
Subscribe
As a registered user, you can enjoy more PS content every month – for free.
Register
Already have an account? Log in