dousteblazy4_MOHAMMED HUWAISAFPGetty_child malnutrition Mohammed Huwais/AFP/Getty Images

Como “fazer uma vaquinha” consegue vencer o atraso de crescimento

PARIS/LOMÉ – Em muitos países em desenvolvimento, as mulheres reúnem-se regularmente para contribuírem com os seus ganhos numa “vaquinha” comum. Juntas, essas microcontribuições podem pagar propinas, iniciar um empreendimento conjunto ou comprar as melhores sementes disponíveis para a próxima época de plantio. Juntar recursos tem um impacto em toda a comunidade.

Obviamente, essas contribuições individuais são pequenas em comparação com os desafios mais amplos de melhorar a alimentação e criar empregos, e muito menos alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). O cumprimento dos ODS custará biliões de dólares e as promessas financeiras até à data ficam muito aquém do desejado. A solidariedade comunitária tem, portanto, de se tornar parte integrante de um movimento global de cidadãos para contribuir para o progresso humano.

Felizmente, o rápido crescimento de plataformas digitais e sistemas de pagamento permite replicar o mecanismo de partilha a nível de comunidade em escala global para ajudar os mais necessitados. Embora a partilha de fundos numa comunidade não seja novidade, grandes plataformas de pagamento como WeChat, GoFundMe e M-Changa digitalizaram a solidariedade, tornando mais fácil do que nunca que as comunidades ao redor do mundo cooperem na solução de problemas e na resposta a crises.

https://prosyn.org/StVOI1Ypt