rodrik175_ThomasVogelGetty Images_lightbulbarrowsdirection Thomas Vogel/Getty Images

Democratizando a Inovação

CAMBRIDGE – Inovação é o motor que impulsiona as economias contemporâneas. Os padrões de vida são determinados pelo crescimento da produtividade, que por sua vez depende da introdução e disseminação de novas tecnologias que permitem uma variedade cada vez maior de bens e serviços a serem produzidos com cada vez menos recursos do nosso planeta.

Formuladores de políticas e o público em geral entendem a importância da inovação. O que é menos apreciado é o grau em que a agenda de inovação tem sido capturada por pequenos grupos de investidores e empresas cujos valores e interesses não necessariamente refletem as necessidades da sociedade.

Nas economias avançadas de hoje, as empresas privadas realizam a maior parte da pesquisa e desenvolvimento. A participação total do setor empresarial nos gastos com P&D varia de 60% em Cingapura a 78% na Coréia do Sul e os Estados Unidos mais próximos do limite superior, com 72%. Mas é o setor público que fornece a essencial infraestrutura social, legal e educacional que sustenta a P&D privada.

https://prosyn.org/Ms9xhDGpt