pa2395c.jpg Paul Lachine

A Europa Move-se para Leste

PARIS – Recentemente, Madrid e Varsóvia pareciam bastante semelhantes: ambas as cidades foram palco de grandes manifestações. Mas as multidões que se reuniram nos extremos ocidental e oriental da Europa tinham em mente agendas muito diferentes.

Em Espanha, os cidadãos uniram-se em resultado da situação de desespero a nível económico e social. Saíram para a ruas para manifestar a sua recusa de uma política de austeridade imposta pela União Europeia que, na sua opinião, está a levá-los ao abismo. Querem postos de trabalho e a dignidade e salários que os acompanham. A indignação de alguns tinha um tom claramente anticapitalista e antiglobalização.

Na capital polaca, os partidos católicos e conservadores, em conjunto com o sindicato “Solidariedade”, inspirados por uma estação de rádio reaccionária cristã, a "Rádio Maria”, uniram-se em manifestação por razões políticas e culturais, e não por motivos de ordem económica. Em nome da defesa da liberdade de imprensa, denunciaram um governo que consideravam demasiado "centrista" e insuficientemente "polaco".

https://prosyn.org/9U1r9p4pt