guinto2_elenabsGetty Images_planetsustainability elenabs/Getty Images

A economia de que a saúde planetária necessita

MANILA – No início da pandemia de COVID-19, analistas e especialistas teceram visões de como a crise remodelaria a economia mundial. Muitos anunciaram a oportunidade de transformar os nossos sistemas financeiros, cadeias de fornecimento e formas de trabalhar. A mensagem geral era que o futuro pós-pandemia seria mais verde, mais saudável e mais justo.

Agora, quase dois anos após o início da pandemia, o entusiasmo sobre a criação de um “novo normal” económico praticamente se dissipou. Além dos confinamentos ocasionais e uso de máscaras, o mundo regressou em larga medida aos negócios como fazia habitualmente. A luta contra a pandemia foi repetidamente descrita como uma “guerra”, mas não houve mudanças radicais semelhantes a uma mobilização em tempo de guerra. Pelo contrário, a resposta mundial à pandemia operou de acordo com as normas económicas pré-pandémicas. Apesar dos apelos urgentes por uma “vacina para o povo” e repetidos apelos por uma igualdade nas vacinas, as normas do mercado dominaram a distribuição das vacinas e a indústria farmacêutica seguiu em frente, sem sofrer qualquer reforma.

Da mesma forma, os governantes continuam a agir como se, parafraseando Greta Thunberg, o mundo não estivesse a arder. O secretário-geral da ONU, António Guterres, descreveu o último relatório do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas como um “código vermelho para a humanidade”. No entanto, as atuais Contribuições Nacionalmente Determinadas dos países, ao abrigo do quadro estabelecido pelo Acordo climático de Paris de 2015, são inadequadas para se atingir a meta do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a 1,5º Celsius, em relação aos níveis pré-industriais.

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading and receive unfettered access to all content, subscribe now.

Subscribe

or

Unlock additional commentaries for FREE by registering.

Register

https://prosyn.org/l2muWHGpt