O sabor amargo do açúcar

PRINCETON – O açúcar é doce, mas a ética em torno da sua produção é tudo menos apelativa. O relatório "Sugar Rush", recentemente divulgado pela Oxfam Internacional, no âmbito da campanha "Por Trás das Marcas", mostrou que o nosso consumo de açúcar nos compromete em processos de aquisição de terras que violam os direitos de algumas das comunidades mais pobres do mundo. Se houver mais informação e maior consciência ética da parte dos consumidaores, esta situação poderá ser alterada.

Estamos geneticamente programados para gostar de coisas doces e, quando o seu nível de vida se torna mais próspero, as pessoas consomem mais açúcar. O consequente aumento dos preços do açúcar levou os produtores a procurarem mais terras para o cultivo da cana-de-açúcar.

Não é surpresa o facto de os pobres saírem prejudicados quando os seus interesses entram em conflito com os dos ricos e mais influentes. O relatório da Oxfam fornece vários exemplos de produtores que adquiriram terras sem o consentimento das pessoas que ali viviam, fazendo dos agricultores trabalhadores sem-terra. Eis um exemplo.

https://prosyn.org/8c9VNe4pt