kabubomariara1_Per-Anders Pettersson  Contributor Getty Images_research africa Per-Anders Pettersson / Contributor Getty Images

Localizar a investigação de desenvolvimento

WASHINGTON, DC/NAIROBI – “Localização” tornou-se um termo em voga nos círculos de desenvolvimento internacional, em parte graças a um esforço dos Estados Unidos para transferir mais fundos de ajuda para intervenientes locais. Mas a crescente consciencialização da importância da competência local ainda não está refletida adequadamente na maioria das investigações de desenvolvimento, que ainda exclui regularmente os investigadores de países de baixo e médio rendimento.

Neste momento, a investigação económica e de desenvolvimento no Sul Global é conduzida quase exclusivamente por académicos que não moram lá. Um estudo de 2021 constatou que apenas 16% dos artigos publicados nas principais revistas especializadas de desenvolvimento, entre 1990 e 2019, eram da autoria de investigadores de países em desenvolvimento e apenas 9% dos oradores nas grandes conferências de desenvolvimento estavam ligados a universidades de países em desenvolvimento.

Além disso, um relatório recente do Centro para o Desenvolvimento Global mostra que os investigadores locais tendem a ficar de fora das rigorosas avaliações de impacto dos programas de desenvolvimento na saúde, educação e noutros setores. Embora o número de peritos em investigação nos países de baixo e médio rendimento tenhacrescido na última década, bem como as cooperações entre académicos de diversas regiões geográficas, os académicos de países em desenvolvimento continuam sub-representados nos fóruns académicos.

https://prosyn.org/0pDhFGbpt