nishtar5_ABDUL MAJEEDAFP via Getty Images_pakistancoronaviruseconomycash Abdul Majeed/AFP via Getty Images

Como transferências de dinheiro previnem tragédias do lockdown

ISLAMABAD – Em 2017, fui candidata a me tornar a próxima diretora-geral da Organização Mundial da Saúde. Na 70ª Assembleia Mundial da Saúde, fiquei diante de ministros da saúde de todo o mundo e alertei para três coisas que poderiam destruir o planeta: um evento celeste, uma terceira guerra mundial ou uma pandemia.

A pandemia de covid-19 pode não ter destruído o planeta, mas com certeza vem submetendo instituições públicas e particulares a um teste difícil. Além das consequências desastrosas para o setor de saúde, a pandemia vem dizimando milhões de meios de sustento no mundo todo, espremendo a classe média e puxando famílias de baixa renda para uma pobreza deplorável.

No Paquistão - quinto maior país do mundo em população -, 24 milhões de trabalhadores(as) que sustentam seus lares dependem de pagamentos diários ou são autônomos operando na economia informal. Para eles, a vida chegou a um impasse com a implementação do lockdown em março, causando uma perda de renda generalizada que começou a alimentar distúrbios civis e tumultos.

https://prosyn.org/HNZb3JWpt