obama speech Scott Olson/Getty Images

Obama e a pergunta de 400 000 dólares

NOVA IORQUE – A Fox Business relatou com deleite que o antigo presidente dos EUA, Barack Obama, aceitará 400 000 dólares da sociedade de investimentos Cantor Fitzgerald de Wall Street, para ser orador numa conferência sobre cuidados de saúde em Setembro. Os mais desiludidos por estas notícias incluem pessoas por quem tenho a maior consideração. Por exemplo, a senadora Elizabeth Warren diz estar “perturbada” pela decisão de Obama, e o senador Bernie Sanders considera-a “de mau gosto”. Mas acho que a decisão de Obama tem algumas características redentoras.

Encontrei-me duas vezes com Obama, e em ambas as ocasiões fiquei impressionado com o seu calor e graciosidade naturais. A primeira vez foi a 7 de Novembro de 2010, quando o então primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, organizou um jantar em honra de Obama na sua residência de Nova Deli. Nessa altura, a economia indiana salientava-se por ter recuperado rapidamente da crise financeira de 2008. Quando Singh me apresentou como Conselheiro Económico Principal do governo da Índia, Obama demonstrou com que facilidade dava respostas espirituosas. Apontou para o seu secretário do tesouro, Timothy Geithner, e disse-me: “Devia dar uns conselhos a este tipo”.

A nossa segunda reunião aconteceu em Janeiro de 2015, poucas semanas antes de Obama fazer outra visita oficial à Índia. Os assessores de Obama convidaram-me para a Casa Branca, para que informasse o presidente quanto ao estado da economia Indiana, durante uma discussão com três ou quatro pessoas sobre as relações entre a Índia e os EUA. Hoje, essa reunião é uma das minhas reuniões mais memoráveis, porque penso que Obama seguiu o conselho que lhe dei. Isso basta para que me encoraje a dar-lhe mais um conselho, agora que aceitou os controversos honorários de orador.

https://prosyn.org/vA3RMOppt