mfespinosa3_Johannes SimonGetty Images_flags Johannes SimonGetty Images

Uma nova visão para a cooperação global

NOVA IORQUE – O mundo enfrenta uma série de ameaças graves, desde o nacionalismo de exclusão até à concorrência entre grandes potências e à desigualdade crescente, que estão a impedir a colaboração da comunidade internacional para resolver outros desafios complexos, como a distribuição das vacinas contra a COVID-19 e o ritmo crescente das alterações climáticas. Mas as crises globais exigem soluções globais e, com o seu tão aguardado relatório, A nossa Agenda Comum, o secretário-geral da ONU António Guterres definiu uma nova visão para a cooperação multilateral.

Redigida em resposta aos compromissos subscritos na 75ª Assembleia Geral da ONU, no ano passado, A nossa Agenda Comum é um toque a reunir para uma governação global melhor e mais inclusiva, do tipo necessário à construção de um futuro mais verde, mais justo e mais seguro. Incomum na sua extensão, conteúdo e âmbito para um relatório da ONU, proporciona um conjunto de ideias promissoras para uma estratégia de transformação ousada, mas pragmática.

As recomendações de Guterres dão destaque à aceleração da implementação dos acordos internacionais existentes, a começar pelo acordo de Paris sobre o clima, de 2015, e pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Além destas importantes iniciativas para proteger os nossos recursos globais, a criação de um novo fórum para a sua gestão tornou-se um imperativo moral e prático. Guterres abre aqui um novo caminho, ao apelar que o quase defunto Conselho de Tutela das Nações Unidas seja reformulado para supervisionar a governação dos oceanos, da atmosfera e do espaço exterior. Este órgão revitalizado seria também responsável por melhorar a distribuição de bens públicos e por responder a ameaças globais.

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading and receive unfettered access to all content, subscribe now.

Subscribe

or

Unlock additional commentaries for FREE by registering.

Register

https://prosyn.org/yQ02fDOpt