rodrik207_Helen H. RichardsonMediaNews GroupThe Denver Post via Getty Images_inflationreducationact Helen H. Richardson/MediaNews Group/The Denver Post via Getty Images

As novas políticas comerciais deixarão o mundo em desenvolvimento para trás?

CAMBRIDGE – Os países em desenvolvimento estão cada vez mais preocupados com a possibilidade de os Estados Unidos virarem as costas ao regime multilateral de comércio. Em meio às crescentes tensões geopolíticas, formuladores de políticas em países de baixa e média renda temem que um colapso desse regime possa torná-los reféns da política das grandes potências, minando suas perspectivas econômicas.

Suas preocupações não são infundadas: as políticas comerciais dos EUA mudaram significativamente nos últimos anos. O que parecia ser uma série de medidas aleatórias sob a administração do ex-presidente Donald Trump – sanções a empresas chinesas, aumento de tarifas e subversão fatal ao órgão de solução de controvérsias da  Organização Mundial do Comércio – tornou-se uma estratégia ampla e coerente sob o atual governo do presidente Joe Biden.

Essa estratégia, que visa reconstituir o papel dos Estados Unidos na economia global, incorpora dois imperativos. Primeiro, os EUA agora consideram a China como seu principal rival geopolítico e veem sua ascendência tecnológica como uma ameaça à segurança nacional. Como mostram as amplas restrições do governo à venda de chips avançados e equipamentos de fabricação de chips para empresas chinesas, os EUA estão dispostos a sacrificar o comércio internacional e o investimento para frustrar as ambições da China. Além disso, espera que outros países façam o mesmo.

https://prosyn.org/88WfGnVpt