20

Uma estratégia para unir e salvaguardar a Europa

BRUXELAS – O propósito – e até mesmo a sobrevivência – da União Europeia está a ser questionado como nunca antes. Na verdade, os cidadãos da Europa e o mundo precisam agora de uma UE forte, mais do que nunca.

A região da Europa em geral tornou-se menos estável e mais insegura nos últimos anos. Além disso, as crises dentro e fora das fronteiras da UE estão a afetar diretamente a vida de todos os cidadãos europeus.

Em tempos difíceis como estes, uma UE forte é aquela que pensa estrategicamente, partilha uma visão e atua de forma conjunta. No rescaldo do referendo em que o Reino Unido decidiu sair da UE, nós, os europeus, teremos mesmo de repensar como é que a nossa União funciona; mas sabemos perfeitamente quais são os nossos objetivos. Sabemos quais são nossos princípios, interesses e prioridades. Isto não é hora para incertezas políticas. A UE precisa de uma estratégia que una uma visão partilhada a uma ação comum.

Nenhum dos estados-membros da UE, a agir sozinho, tem a força para abordar as ameaças que a Europa enfrenta. Nem podem, sozinhos, agarrar as oportunidades apresentadas pela atual economia global. Mas sendo uma União com mais de 500 milhões de cidadãos, o potencial da Europa é incomparável.