gambetta2_Jonathan RaaNurPhoto via Getty Images_hijab Jonathan RaaNurPhoto via Getty Images

Liberdade no véu

TURIM/LONDRES – A última polêmica sobre o hijab, o véu usado por mulheres muçulmanas, veio à tona no fim de outubro. Ironicamente, o gatilho foi uma campanha antidiscriminação lançada pelo Conselho da Europa.

O Conselho postou um vídeo curto em seus canais de mídias sociais com uma série de imagens divididas ao meio. Um lado mostra uma mulher usando um hijab, e o outro mostra a mesma mulher sem a cobertura na cabeça. No fim do vídeo, surge o texto “a beleza está na diversidade como a liberdade no hijab”, seguido das hashtags #celebratediversity e #JOYinHIJAB.

O vídeo causou um alvoroço na França, onde o porta-voz do governo Gabriel Attal foi citado pelo Financial Times como tendo declarado que “não se deve confundir liberdade religiosa com a promoção de fato de um símbolo religioso”. Attal chamou o uso do hijab de uma posição “identitária contrária à liberdade de consciência que a França apoia”. A ministra francesa da juventude e dos esportes, Sarah El Haïry, foi forçada a falar sobre o vídeo e assumiu crédito pela decisão do Conselho de retirá-lo de circulação. Políticos de direita como Marine le Pen e Michel Barnier e especialistas televisão proeminentes juntaram suas vozes às críticas à campanha.

https://prosyn.org/fWxgCsRpt