palacio22_Sasha MordovetsGetty Images_putin yanukovych Sasha Mordovets/Getty Images

O Desgoverno da Lei

MADRID – Antigamente os déspotas agiam simplesmente como déspotas. Actualmente, mascaram as suas ditaduras com as roupagens do Estado de direito.

Consideremos, por exemplo, o caso do Presidente ucraniano, Viktor Yanukovich: menos de um ano após a sua difícil vitória sobre a líder da oposição, Yulia Tymoshenko, nas eleições presidenciais de 2010, Tymoshenko foi detida em virtude de falsas acusações de desacato. A líder da oposição cumpre actualmente uma pena de prisão de sete anos, por alegado abuso de poder, enquanto Primeira-ministra, ao celebrar um contrato de fornecimento de gás com a Rússia - e aguarda ainda a conclusão de mais dois processos.

Contrariamente à maioria dos julgamentos por motivos políticos, o caso de Tymoshenko beneficia da supervisão do Tribunal Europeu dos direitos do Homem (TEDH), que determinou recentemente que a prisão preventiva da antiga Primeira-Ministra violou os princípios da Convenção Europeia dos Direitos do Homem. Contudo, Yanukovych continua a fingir respeito pelo Estado de direito, insistindo que não pode considerar conceder-lhe um indulto presidencial até à conclusão dos procedimentos legais.

https://prosyn.org/TVLm4Ezpt