lomborg137_Junior Kannah_AFP_Getty Images_school Junior Kannah/AFP/Getty Images

Desenvolvimento sustentável fácil e óbvio

BUDAPESTE – Os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas incluem nas suas metas o ensino básico para todas as crianças, empregos para todos os adultos e a erradicação da fome e da pobreza. Estas aspirações são nobres, mas os custos envolvidos são muito elevados. Teremos verdadeiramente capacidade para suportar tais custos?

A OCDE estimou que a concretização dos 17 ODS, que incluem 169 objectivos de desenvolvimento específicos, custaria anualmente entre 3,3 e 4,5 biliões de dólares — um montante praticamente equivalente ao orçamento federal dos EUA para 2016, e muito superior aos cerca de 132 mil milhões de dólares que foram gastos no ano passado a nível mundial em auxílio externo ao desenvolvimento.

Na verdade, só o ensino básico universal exigiria, pelo menos, 17 mil milhões de dólares de despesas adicionais por ano, e um comité intergovernamental da Assembleia Geral da ONU estima que para erradicar a pobreza seriam necessários investimentos anuais em infra-estruturas num montante entre 5 e 7 mil milhões de dólares a nível mundial. Na verdade, as estimativas variam porque ninguém sabe exactamente quanto custarão os ODS.

https://prosyn.org/ADoOT2ypt