O caminho para o altruísmo

SHECHEN, NEPAL - “A cooperação”, escreveu o biólogo da Universidade Harvard, Martin Nowak, é “a arquitecta da criatividade ao longo da evolução, das células às criaturas multicelulares, aos formigueiros, às aldeias, às cidades”. Tal como a humanidade tenta agora resolver novos desafios globais, nós devemos também encontrar novas formas de cooperar. A base para esta cooperação deve ser o altruísmo.

O desejo de ajudar os outros, sem pensarmos numa recompensa não é apenas um ideal nobre. O altruísmo aumenta a qualidade e eleva o sentido das nossas vidas e dos nossos descendentes; na verdade, a nossa própria sobrevivência pode até depender dele. Temos de ter o discernimento de reconhecer isso e a audácia de o dizer.

A humanidade enfrenta três desafios monumentais: garantir todas as condições dignas de vida, melhorar a satisfação com a vida e proteger o nosso planeta. A análise tradicional de custo-benefício luta para conciliar estas exigências, porque abrangem prazos diferentes. Preocupamo-nos com o estado da economia, de ano para ano; mas consideramos a nossa felicidade ao longo de toda a vida, enquanto a nossa preocupação com o ambiente vai beneficiar principalmente as gerações futuras.

https://prosyn.org/h9KDe1opt