Títulos de dívida da diáspora

WASHINGTON, DC – Os objectivos da agenda de desenvolvimento pós-2015 não podem ser atingidos sem programas fortes e financiamento adequado. A ajuda pública ao desenvolvimento  equivale a cerca de 130 mil milhões de dólares por ano; apesar de o investimento directo estrangeiro e os afluxos de carteira poderem ajudar as economias pobres, deve-se encontrar fontes adicionais de financiamento do desenvolvimento.

Um recurso sub-aproveitado é o financiamento da diáspora - isto é, as remessas e as economias ganhas por cidadãos que trabalham no exterior e enviadas para casa – para a família e amigos. O desafio é canalizar este rendimento de forma eficaz.

Existem mais de 230 milhões de migrantes internacionais em todo o mundo, o que é mais do que a população do quinto país mais populoso do mundo, o Brasil. Os estimados 2,6 biliões de dólares que eles ganham anualmente  excedem o PIB do Reino Unido, a sexta maior economia do mundo. Grande parte deste rendimento é sujeito a impostos ou gasto nos países de acolhimento. Mas, assumindo uma taxa de poupança de 20% (próximo da média dos países em desenvolvimento), isto implica uma poupança total anual da diáspora de mais de 500 mil milhões de dólares.

https://prosyn.org/DT11PVLpt