Macron French Elections Aurelien Morissard/ IP3

Lições dadas pelos anti-globalistas

NOVA IORQUE – A vitória provável de Emmanuel Macron nas eleições presidenciais francesas suscitou um suspiro global de alívio. Pelo menos, a Europa não irá pelo caminho proteccionista que o presidente Donald Trump está a impor aos Estados Unidos.

Mas os defensores da globalização não deverão abrir ainda o champanhe: os proteccionistas e os defensores da “democracia não-liberal” estão em alta em muitos outros países. E o facto de que um fanático convicto e mentiroso habitual possa vir a ter tantos votos como Trump teve nos EUA, e que a representante da extrema-direita, Marine Le Pen, possa estar na segunda volta das eleições a 7 de Maio, deveria ser profundamente preocupante.

Alguns assumem que a gestão medíocre e a incompetência óbvia de Trump deviam ser suficientes para amolgar o entusiasmo por receitas populistas noutras paragens. Do mesmo modo, os eleitores do Cinturão da Ferrugem dos EUA que apoiaram Trump estarão quase seguramente pior dentro de quatro anos, e certamente que isto será compreendido pelos eleitores racionais.

https://prosyn.org/kgJlts7pt