sanicas10_Burhaan Kinu_Hindustan Times via Getty Images

As duas melhores formas de reduzir a mortalidade infantil

BANGUECOQUE – Uma das metas mais ambiciosas dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas é o compromisso de acabar com as mortes evitáveis de recém-nascidos e de crianças durante a próxima década. Se este objectivo for alcançado, em 2030 nenhum país terá uma taxa de mortalidade neonatal acima das 12 mortes por cada 1 000 nascimentos – o que representa um quarto da taxa actual em algumas zonas da África Subsariana.

Dada a magnitude do desafio, serão necessários grandes investimentos em infra-estruturas e no planeamento dos cuidados de saúde. A forma mais eficaz de reduzir a mortalidade infantil talvez seja incentivar a utilização de dois recursos imediatamente disponíveis: a vacinação materna e o leite materno.

A protecção das crianças contra a morte precoce começa antes do nascimento. Quando uma mulher é vacinada contra doenças comuns como a gripe, o seu corpo cria anti-corpos que reconhecem os vírus e estimulam as defesas naturais contra os agentes patogénicos. Quando engravida, estas proteínas protectoras são transferidas para o seu bebé através da placenta.

https://prosyn.org/XfTT20Kpt