A Minoria Jihadista da Líbia

DOHA – “Eles estão armados e eu não vou travar uma batalha perdida nem matar os meus homens por um templo demolido,” disse Fawzi Abd al-‘Aali, o antigo ministro Líbio do Interior, antes de se “demitir” no último mês de Agosto. Referia-se aos grupos armados Salafistas, acusados de destruir templos Sufistas. Um dos grupos acusados foi a Brigada Ansar al-Shariah, que fora rápida a apoiar a demolição, mas que negou qualquer responsabilidade pelo acto.

Ahmed Jibril, o vice-embaixador da Líbia em Londres, acusou agora a Brigada, chefiada por Muhammed Ali Al-Zawahy, de perpetrar o ataque ao Consulado dos EUA em Benghazi, que matou o embaixador Americano, Christopher Stevens, e três outros funcionários americanos, bem como guardas Líbios. Outros foram rápidos a adoptar e a secundar a acusação de Jibril. Mas o quadro é mais complexo.

A Brigada negou responsabilidade numa declaração escrita, tal como numa breve entrevista com o seu porta-voz, que à altura estava encarregue de guardar o Hospital Al Jala, em Benghazi. Assim como na sua comunicação sobre a destruição dos templos Sufistas, negou qualquer envolvimento no ataque ao Consulado dos EUA, mas reafirmou a gravidade do insulto contra o Profeta que putativamente o teria despoletado.

https://prosyn.org/pr2IJ0upt