education in Brazil Brazil Photos/Getty Images

Superando a inadequação de competências na América Latina

WASHINGTON, DC – A América Latina pode estar à beira de uma transformação notável. Nos próximos anos os empregos de renda média – especialmente no setor de serviços – deverão representar quase todo o aumento do emprego da região. Segundo as previsões, os países da região poderão acrescentar cerca de 14 a 23 milhões de empregos bem remunerados até 2018 – se os empregadores conseguirem encontrar trabalhadores com as aptidões de que necessitam.

E aí está o problema. Os sistemas educacionais da América Latina estão lutando para produzir um número suficiente de trabalhadores qualificados a fim de aumentar a produtividade. Mais de um terço das firmas da região mencionam os baixos níveis de aptidões profissionais dos trabalhadores como a principal restrição às empresas. Para impulsionar o crescimento econômico a América Latina precisa investir em uma força de trabalho qualificada. Ao ampliar o acesso à educação de alta qualidade de educadores dos setores tanto público como privados, os países da região aumentarão a produtividade, elevarão os padrões de vida e reduzirão a desigualdade.

Enfrentar a inadequação no mercado de trabalho há muito é esperada. O primeiro passo para assegurar que na América Latina os estudantes tenham as qualificações necessárias para tirar proveito das oportunidades oferecidas na região é reconhecer que aumentar os orçamentos da educação e manter os estudantes mais tempo na sala de aulas, embora importantes, não bastam. Alguns países latino-americanos aumentaram o gasto com a educação. O México e o Brasil gastam 5%-6% do PIB na educação, mais do que muitos países desenvolvidos e quase três vezes mais do que a China. Mas a qualidade de seus programas não reflete esse gasto e é necessário um enfoque maisvoltado ao ensino superior.

https://prosyn.org/bhd8Zh3pt