Brazilians protesting Tiago Mazza Chiaravalloti/ NurPhoto via Zuma Press

Uma Primavera Latino-Americana?

WASHINGTON, DC – Enquanto escândalos de corrupção abalam a América Latina, muitos observadores estão perguntando se a região algum dia vai conseguir se livrar de seu legado de instituições fracas. Eu acredito que a resposta é sim.  

Meu otimismo se baseia, em parte, na história dos Estados Unidos, país fundado por líderes que estavam altamente preocupados com a corrupção; segundo alguns relatos, eles conceberam a constituição com o objetivo específico de vacinar a nova república contra o vício. A despeito de seus esforços, no entanto, o governo dos Estados Unidos logo se tornou tão venal quanto qualquer dos velhos regimes da Europa – e, como Francis Fukuyama argumentou, permaneceram assim por mais de um século. 

Mesmo depois que os Estados Unidos finalmente começaram a limpar o governo federal, o apadrinhamento político nos níveis estadual e municipal permaneceu. Políticas destinadas a aumentar a transparência do governo, como a Lei da Liberdade de Informação, não entraram em vigor até a década iniciada em 1960. 

https://prosyn.org/aDt0mWspt